quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fuji e Hakone - Parte I

Durante a visita dos nossos amigos Lili e Filipe fomos passar um fim-de-semana perto do Monte Fuji, na zona de Hakone. Saímos, na Sexta-Feira logo a seguir ao almoço para a estação de Shinjuku, onde todos nos encontrámos para apanhar o "Romance Car" - um comboio que, apesar do nome, não era particularmente romântico mas, para compensar, era muito confortável!


Chegámos a Hakone a meio da tarde, de onde nos dirigimos para o fantástico Ryokan (alojamento tradicional japonês) Fukuzumiro, em Tonosawa. Por este Ryokan, estabelecido em 1890 numa zona de termas alcalinas, já passaram conhecidos escritores, artistas e pensadores japoneses.


Vista do quarto para um pátio interior.

Aqui estivemos em contacto directo com a tradição nipónica. À chegada fizeram-nos descalçar o que trazíamos e calçar uns belos chinelinhos de interior. Curiosamente, nos Ryokans há chinelos próprios para ir à casa de banho.


Depois disso explicaram-nos as regras do estabelecimento, mostrando-nos "os cantos da casa" e levaram-nos ao quarto, onde tínhamos à nossa espera chá e bolinhos tradicionais (massa de arroz e recheio de feijão).


 Tivemos, também, direito a Yukatas (Kimonos de Verão), para usarmos durante a estadia! É claro que as vestimos logo e não quisemos tirá-las - fomos dar o passeio de fim de tarde e jantar com elas vestidas (os sensatos Lili e Filipe decidiram manter a roupa normal). Passámos um pouco de calor (embora moderado)!



Depois de jantar um Ramen (no caso dos senhores, acompanhado de Saké) num restaurante tradicional...



Reacção ao Sake local.


... dirigimo-nos ao Ryokan, onde ainda nos divertimos a explorar as instalações...


 ... e tomámos um relaxante banho no Onsen, onde apenas o Gonçalo experimentou a maravilhosa sensação de mergulhar numa mini-piscina de água termal escaldante (embora apenas por dois minutos).

No nosso quarto que tinha, claro, chão tradicionalmente japonês (piso de Tatami, que consiste em palha de arroz prensada revestida com esteira de junco), tinham sido cuidadosamente colocados quatro dos futons mais confortáveis onde dormimos até hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário