domingo, 22 de maio de 2011

Nagano

Depois de vermos os Macacos da Neve, ainda nos sobrou algum tempo para passear em Nagano. É conhecida pelos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998 mas o que nos deixou mais impressionados foi o facto de ser muito acolhedora e de ter uma zona histórica fascinante.

Começamos pela imponente entrada, rodeada por casas tradicionais japonesas que nos fazem lembrar os tempos dos Samurais.


Esta zona engloba o Templo de Zenko-Ji, um ponto de interesse que remonta ao século VII e é a maior estrutura de madeira do Japão Oriental.

Logo à entrada há um grande portão, o de Niōmon...


... seguido de um ainda maior, o portão de Sanmon, com estátuas budistas e uma placa com caligrafia do Príncipe Imperial, ao centro.

Destacam-se ainda as estátuas dos Rokuizo, seis divindades budistas responsáveis pelos diferentes planos espirituais: inferno, fome, bestas, carnificina, seres humanos e seres divinos.


Em frente às estatuas, encontra-se uma zona senhorial.


E finalmente o edifício principal: Zenkō-ji Hondō, onde têm lugar os rituais religiosos.


Reparem na Cruz Suástica. Na religião Budista, esta cruz é o símbolo do sol, representando um sinal de boa sorte. É frequentemente utilizada nas fachadas dos templos e, sempre que se pretende marcar num mapa um templo Budista, utiliza-se a Cruz Suástica:

View Larger Map

Uma curiosidade: o símbolo Nazi consiste numa derivação desta cruz, mas em que os braços estão orientados no sentido contrário - quanto ao significado, todos sabemos...

Sem comentários:

Enviar um comentário