O nosso convívio com a comida japonesa tem sido uma óptima experiência. Logo nos primeiros dias estabelecemos contacto com os espectaculares Ramen (caldo de molho de soja, com massa, carne, algas e outros ingredientes, como bambú, ovo, etc).
A verdade é que grande parte das nossas refeições tem sido à base de ramen! Percebem porquê, não e? Óptimo aspecto!!!
Descobrimos, perto do local de trabalho, um pequeno restaurante em que servem esta iguaria deliciosa e sempre saudável.
Em qualquer restaurante são colocadas amostras em plástico dos pratos que são confeccionados. Estas amostras são mesmo muito fidedignas e ajudam-nos imenso a escolher os pratos. É claro que ao ver este delicioso espécimen, a Sandra pediu o prato correspondente, num restaurante em Shibuya, enquanto o Gonçalo pediu algo bastante parecido.
Prato da Sandra |
Prato do Gonçalo |
Enquanto esperávamos, tentávamos perceber os menus... Mas mesmo numa zona internacional como Shibuya, os menus estão... em Japonês!
Quando nos trouxeram os pratos, traziam numa tacinha ovos que pareciam crus, ainda com casca. "E agora? O que fazemos com isto???" Enquanto tentávamos descobrir, o Gonçalo colocou o ovo inteiro, com casca, no seu prato (porque a empregada apontou para o ovo e para o prato). Mas depois, quando viu que os forasteiros não percebiam nada do assunto, explicou-nos (a muito custo) que a ideia era partir o ovo para dentro da comida. Bom... o Gonçalo tirou o ovo, limpou-o com guardanapos, partiu-o e voilà, para dentro do prato! :) (Fica meio estranho com estes ovos só um bocadinho cozidos, ainda não decidimos se recomendamos ou não.)
O Ramen da Sandra estava terrivelmente picante. Reparem que se algo é picante num Ramen, então todo o Ramen é picante. Neste caso, era mesmo muito muito muito... Ao ponto de a Sandra se tornar praticamente uma cuspidora de fogo (e vermelha que nem um tomate)!
Um dia decidimos provar a fast food japonesa. Fomos ao Mos Burger, a cadeia de hamburgers japonesa. Este foi o nosso almoço:
Esta quantidade de comida para... os dois!
Portanto, depois disto resolvemos ir a um supermercado e comprar mais qualquer coisa para comer!... Os hamburgers, embora pequenos, são deliciosos: Frango panado com molho yakitori (meio adocicado) e carne de porco caramelizada.
Os Doces Japoneses
Muitos dos doces japoneses são feitos à base de farinha de arroz e feijão. Portanto, a massa é feita com esta farinha e água - fica com um sabor praticamente neutro e uma textura entre o pastoso e o gelatinoso. Quanto ao recheio, é à base de feijão vermelho e bastante doce.
Mas o uso do doce de feijão é tão extensivo que este serve de recheio para todos os tipos de massa. Ora vejamos...
Numa das nossas primeiras incursões a um mini-mercado de Tokyo, vislumbrámos alegremente "croissants com chocolate". Felicíssimos da vida, comprámos um para enganar a fome ate a "hora do Ramen". Pois... Mas o "croissant com chocolate" não era recheado de chocolate, mas... adivinhem! Isso mesmo, doce de feijão.
E claro que devem estar a pensar "Então e lerem os rótulos, hein?". Pois, caros amigos, os rótulos estão invariavelmente em Japonês!!!!! :) (Hoje em dia já somos capazes de reconhecer um ou outro vocábulo e fugir um pouco ao eterno feijão!)
Mas, vá, sejamos justos! A nossa experiência quanto à doçaria japonesa não se restringe a doces de feijão. Num dos primeiros dias, resolvemos provar um pãozinho verde, que pensámos ser de chá verde. Cheios de coragem, decidimos arriscar. Surpresa! Não era um bolo de chá verde - era um pão de melão! Reparem:
A massa era fofa e com sabor intenso a melão e o recheio consistia num creme também com sabor a melão e natas com corante verde. Agora vocês pensam: "Blarghhhh". Errado! Era delicioso!
Uma outra experiência, menos apreciada pelo Gonçalo do que pela Sandra, foi este bolinho verde:
É basicamente a receita de sempre: farinha de arroz e recheio de feijão. A única diferença é o corante verde na massa. De resto... igual! :)
Lembram-se da tradição das cerejeiras japonesas na Primavera, no Japão? Muito bem. Os japoneses levam isto mesmo a sério. Imaginem que no Starbucks de Tokyo podemos facilmente encontrar bebidas à base de Flor de Cerejeira (Sakura)!
Como era de esperar, estes portugueses curiosos não resistiram muito tempo até experimentarem um Sakura Latte! Mais uma vez: Delicioso! Principalmente num dia de frio como este: Segunda-Feira, dia 7 de Março, em que nevou em Tokyo!
Em Asakusa (perto de um dos templos mais conhecidos de Tokyo) experimentámos algumas outras iguarias. A primeira foi Asakusa Kibi-dango Azuma. Consiste numa espetada com "bolinhas" de farinha de arroz e milho com açúcar, cobertas com farinha de soja. Não é excelente, mas não é nada má.
A seguir.... Isto sim, foi muito mau... Ainda numa das barraquinhas de Asakusa, encontrámos umas outras espetadas, que pensamos que seriam doces, mas .... Que eram verdadeiramente horríveis! Basicamente consistem numa substância gelatinosa, com um sabor e aroma entre o amargo e o azedo. Aqui esta o Gonçalo todo contente antes de provar a iguaria. Não imaginam o pânico deste bom garfo ao saborear o pitéu!... Ate lhe vieram lágrimas aos olhos. Felizmente a Sandra tinha um saco de plástico vazio na mala, portanto afastámo-nos da barraquinha onde o senhor simpático vendia estas espetadas e ... Livrámo-nos do petisco!... Pois é! Mas há um pequenino problema: os caixotes do lixo em Tokyo são poucos - isto significa que, para nos livrarmos da tal "iguaria", tivemos de dar a volta toda ao parque, de modo a não entristecer o simpatiquíssimo vendedor.
Apesar de os japoneses comerem bastantes vegetais, a fruta em Tokyo é muito cara. Um quilo de maçãs pode facilmente custar o correspondente a cinco euros! Como tal, os vossos amigos portugueses, tão habituados a frutinha boa e barata (em especial a Sandra, que é a maior apreciadora), sentiram saudades. E qual não foi a nossa alegria quando, em Ueno, no mercado de Ameyoko, nos deparámos com bancas a vender "espetadas" de fruta! Estas espetadas eram na verdade chopsticks, os pauzinhos com que os japoneses comem, com pedaços de fruta espetados (abacaxi, meloa, morangos). Ficámos encantados e, claro, cá estão eles todos felizes com "espetadas" de delicioso e sumarento abacaxi.
Mais aventuras gastronómicas aguardam. Esperemos em breve falar-vos de... Sushi! Sim, é uma vergonha... Ainda não comemos sushi no Japão!
Até breve!
Pao de melao deve ser awesome xD tenho tanto de provar isso :)
ResponderEliminarOlha a ver se e desta que voces se deixam dessas coisas do picante :s
Beijinhos e abracos xD
Vamos levar-te a comer aquele Ramen. E para sobremesa, Pão de Melão!
ResponderEliminarQue tal?
:D
Beijinhos e abraços!
Concordo plenamente.
ResponderEliminarTemos tambem de ir ao sake e karaoke pa por o goncalo a cantar a musica da shakira, nomeadamente a musica "loca" xD
Beijinhos e abracos de copenhaga xD