sábado, 1 de agosto de 2015

Museu Ghibli


Uma das últimas coisas que visitámos juntos em Tokyo foi o museu Ghibli.

O Gonçalo já conhecia os lendários filmes de animação do realizador Hayao Miyazaki, que mostrou à Sandra. Vimos juntos alguns dos mais conhecidos, como "Castelo no céu", "O meu vizinho Totoro" e "Princesa Mononoke", aos quais a Sandra ficou rendida. Depois disto continuámos a ver mais filmes deste realizador do estúdio Ghibli, até ao ponto em que os vimos quase todos! Estas obras primam pela criatividade e originalidade, aliadas a uma excelente qualidade de animação.

Assim, é claro que tivemos de visitar o museu Ghibli da Floresta de Mitaka, cujo nome provavelmente se deve ao facto de a arquitetura estar integrada num ambiente natural.



Esta visita ligou-nos ao mundo de vários filmes, reproduzindo os escritórios e ateliers onde estes foram produzidos. Aqui pudemos ver maquetes, bonecos e outros objetos criados para estimular a criatividade dos artistas enquanto preparavam as animações. Encontrámos também vários esboços, desde trabalhos a grafite até animações coloridas e pormenorizadas.

Exemplo de um escritório recheado de elementos dos filmes
(Fonte: http://site.studioghibli.com.br/2013/10/01/a-historia-do-museu-ghibli/ )
 


Dada a típica audiência muito jovem deste tipo de filmes, o espaço está também muito direcionado para as crianças. Tem réplicas de personagens e lugares icónicos de vários filmes, com as quais os mais pequenos podem interagir, gerando-se grande diversão e entusiasmo... São constantes as corridas e risos de criança.

Mergulhar no imaginário destes artistas foi uma experiência única que nos deixou momentaneamente imersos no mundo Ghibli... e um pouco mais vizinhos do vizinho Totoro :)


Sem comentários:

Enviar um comentário