quarta-feira, 23 de março de 2011

Akihabara - A Cidade Eléctrica

Akihabara fica no centro de Tóquio e a uma distância de 15-20 minutos a pé do NII (National Institute of Informatics).

Chegada a Akihabara (de Jimbocho)
Ruas de Akihabara
Esta zona é famosa pela quantidade astronómica de estabelecimentos onde se vendem produtos electrónicos. Variam desde sofisticadas lojas de 6 andares onde se vende material informático e electrodomésticos até pequenas bancas de rua (ou galerias) onde são comercializados todos os tipos de componentes electrónicos para a construção de circuitos integrados.

Loja de electrodomésticos (Reparem, mesmo à entrada, nas máquinas para fazer arroz!)
Na cave da mesma loja, computadores portáteis
Transformadores com um aspecto mais "duvidoso"

O mercado onde se encontram as pequenas bancas de que falámos acima corresponde a uma zona onde surgiu um mercado negro durante a Segunda Guerra Mundial, onde eram vendidas peças de rádio. Desta tradição resta apenas o nome, Radio Market, e uma ligeira (ou não tão ligeira) obsessão por walkie-talkies.

Walkie talkies à venda no Radio Market, Akihabara
Hoje em dia vende-se neste mercado um pouco de tudo o que é electrónico. Vêem-se artigos como câmaras de segurança, mini-televisões e transformadores de todos os tipos (foi aqui que o Gonçalo comprou um novo transformador para o portátil, já que se tinha esquecido do original em Portugal). Mas o que mais nos chamou a atenção foram as bancas, alinhadas em pequenas ruelas, onde são comercializadas centenas de chips de todas as formas e feitios, condensadores, transístores e dezenas de outros componentes electrónicos.


De acordo com o que lemos, a zona de Akihabara tem, na sua totalidade uma extensão comparável à da Avenida da Liberdade. Contudo, os edifícios são "um pouco" diferentes, como vêem - a luz e a cor são impressionantes, convidando japoneses e estrangeiros a fazer uma (sempre interessante) visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário