domingo, 12 de junho de 2011

Museu Nacional de Tokyo

No chuvoso domingo a seguir à mudança, e depois de vermos a fantástica Exposição de Bonsais no Parque de Ueno seguimos para o Museu Nacional de Tokyo.

O museu, inaugurado no final do Século XIX, é o mais antigo e simplesmente o maior museu do Japão! Conta com diversas galerias, distribuídas por cinco edifícios e, claro, como estamos no Japão, tudo isto está integrado num fantástico jardim. Encontramos, neste museu, artefactos arqueológicos e obras de arte do Japão e, em menor número, de outros países asiáticos, como a China e a Coreia. Como curiosidade, dos mais de 110 000 objectos, 87 são tesouros nacionais japoneses e mais de 600 são considerados importante propriedade cultural.

Neste museu aprendemos bastante sobre a tradição, arte, religião e cultura Japonesa em geral. Mesmo assim, vamos voltar - não conseguimos ver tudo numa tarde!

Fachada do edifício principal - Honkan (Galeria Japonesa)
Fachada da Toyokan (Galeria Asiática)

Pintura Zen (Século XVI)
Orquídeas - Pintura japonesa do Século XIV
Máscara de Teatro Kabuki - um tipo de teatro tradicional Japonês cujo objectivo era, de certa forma, "chocar" a audiência - além de expressões faciais muito pronunciadas, eram usados trajes completos e espadas reais.

Armadura de um Samurai... e a Samuraia (a Sandra quer-se esconder neste momento!)
Árvore do dinheiro - influência Budista - Século II a I a.C.
O Grande Buda
Moedas de diversas formas - China, Século VI a III a.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário